Uma Rua ao Frio

O contraste do frio do chão coberto de neve e o calor que vem de dentro do casaco. O choque do ar gelado com o respirar.

quarta-feira, maio 17, 2006

Mundo Universitário

O jornal Mundo Universitário, jornal de distribuição gratuita dirigido à vida académica, tem como título da primeira página; Exames à margem da lei. Este título refere-se ao sistema de avaliação da minha faculdade (FDUNL).
Assustado, abri o jornal, para encontrar um grande artigo sobre os exames e de como não há épocas especiais, tal como é exigido por lei (em caso de doença grave, morte de parente, atletas de alta competição, estudantes-trabalhadores, e dirigentes associativos).
Apesar do título e sub-títulos bombásticos, este artigo fala de um problema que eu considero bem sério, e que mostra um pouco do modus operandi daquela faculdade.
Infelizmente, ao longo do texto percebe-se haver uma clara confusão entre segunda chamada para os exames, e época especial. Pior, é que parece que a prof. Ana Prata, a única professora da casa que teve a coragem de vir falar sobre este problema, comete o mesmo erro.
Eu concordo com o facto de não haver segunda chamada. É terrível a quantidade de alunos que se perde no método da tentativa-erro. Vejo amigos meus de outras faculdades que passam três meses consecutivos em exames... Para mim, isso é muito pouco produtivo.
O que já não posso tolerar é a atitude arrogante de uma Faculdade perante a lei, ignorando direitos estabelecidos, ainda por cima, uma faculdade de Direito, onde nos ensinam exactamente o oposto...