Uma Rua ao Frio

O contraste do frio do chão coberto de neve e o calor que vem de dentro do casaco. O choque do ar gelado com o respirar.

segunda-feira, novembro 29, 2004

Video killed what radio star?

Longe vão os tempos em que a rádio era o unico meio de ouvir novos sons e sobretudo sons diferentes. A maioria das rádios de hoje (best rock, antena 3, mega fm, comercial, etc) passa sempre a mesma coisa. Têm um repretório que não vai além de 20 bandas e passam em repeat 24 horas por dia. Aliás, já nem é preciso apresentador porque toda a gente já conhece as músicas todas. O pior é que estes apresentadores histéricos que há falam destas bandas como se fossem as melhores do mundo e como se cada música que lançam representasse um marco histórico do mundo da música. Ora, não me parece que seja bem assim. Cada cd que este tipo de bandas lança é todo igual e igual a tudo o que foi feito anteriormente, com uma boa dose de berros ou choros por uma dor qualquer que não se percebe bem. Alguém me dizia no outro dia que está na moda ser deprimido, bem me parece que sim. Estas músicas têm todas uma pseudo profundidade, mas o que querem não é transmitir um sentimento, mas sim ganhar rios de dinheiro. É verdade que isso será certamente o objectivo de tantas outras bandas, mas há ao menos uma certa composição musical séria por detrás. Daí o meu conflito quando passa uma boa música na rádio. Por um lado é bom pela razão obvia de estar a passar uma boa música no meio de tanta m****, mas por outro lado é ver uma grande música no mesmo saco que Linkin Park, Avril Lavigne e Evanescence...

terça-feira, novembro 23, 2004

Comentar

Um pequeno à parte. Tinha-me esquecido de alterar os settings para que qualquer um possa comentar, mas agora já está. Feel free to comment!

segunda-feira, novembro 22, 2004

Vaidade da geração? (inspirado no comentário do Tiago ao post sobre os blogs do lado)

A blogoesfera teve uma explosão enorme desde a sua aparição. Pode ser mesmo considerado um fenómeno, que aliás foi adoptado não só pela nossa geração, mas também por pessoas doutras gerações tendo como exemplo o blog causanostra. Mas, por razões obvias, é a nossa geração que mais se dedica a exprimirem-se pelos blogs. Primeiro de tudo tem logo a ver com o facto de cada vez mais os adolescentes se dedicarem à “comunicação indirecta” (messenger, sms, etc) e passarem horas na internet, preferindo isso a uma boa conversa de café. Segundo, penso que passa muito pela vontade de se exprimir, não por vaidade mas realmente por necessidade. Há aquela ideia constante nesta geração de grão de areia no deserto e que tudo o que se faz ninguém dá por isso e não vale de nada. Basta olhar para a maneira dos jovens encararem a politica e o direito de voto. Logo é uma escapatória para tentar ser ouvido. Eu não sinto que me enquadre neste plano geral de pessoas da minha idade, sou uma pessoa que gosta de falar face-to-face, mas mesmo assim sinto a necessidade de me exprimir para outro publico, de outra maneira, expôr as minhas ideias para ver se alguém que não liga a nada passe a interessar-se por outras coisas apesar de consciente que provavelmente só os meus amigos por aqui aparecerão. Eu escrevo na Abébia Vádia e foi exactamente por isso que me juntei; Debater e expôr ideias para que sejam ouvidades, num mundo em que a politica se baseia em guerras sem interesse de poder e celebridade pessoal.
Enfim esta é a minha ideia por isso gostava que quem quisesse, deixasse o seu comentário sobre este assunto que o Tiago levantou.

SLB

Sou benfiquista. Defeito ou não, sou orgulhoso por fazer parte da maior familia em Portugal. Apesar de não ser o maior seguidor de futebol, há coisas que irritam e o Benfica tem especial apetência para irritar a sua familia. Num fim de semana em que tudo corre bem (meaning Porto e Setubal perdem e Sporting não consegue mais do que um empate) o Benfica só tinha que assegurar o primeiro lugar. Em vez disso cede um empate da tanga, quando ainda por cima estava a ganhar por uma vantagem razoável (3-1). Realmente é de sublinhar a teoria de que a vantagem por 2 é a mais perigosa...

Blogs do Lado

Aconselho uma visita aos blogs que aqui faço um link, por achar que são interessantes.
A Abébia Vádia é um blog no qual eu também escrevo, sobre a nossa sociedade e as politicas que a rodeiam.
Quer a Força das Circunstâncias quer Outro Lado do Sol são blogs de pessoas da minha geração que dão a conhecer o que lhes vai na cabeça, o que os preocupa, ou sobre simples banalidades do dia-a-dia.
O Turing Machine, é um blog bem diferente, mais cientifico, dirigido à inteligência artificial e esse "novo mundo" que não pára de crescer.

quinta-feira, novembro 18, 2004


"I don't question our existence, I just question our modern needs!"

Música

Uma das coisas em que mais acredito é no poder da música. Eu adoro música, faz parte de mim. São poucas as coisas que mexem assim tanto comigo, daí eu estar sempre a ouvir música.
Penso que não há nada melhor para me apresentar nesta matéria do que falar no cd que mudou a minha maneira de ouvir, ver e sentir a múscia.
Corria o ano de 1992. Já nessa altura era adepto de música, mas aí tudo o que vinha a rede era peixe. Até ao dia em que do quarto da minha irmã algo me atraiu. Um som que atravessava aquelas paredes e puxava por mim. Tocava o TEN dos PEARL JAM, não hesitei e roubei-o para ouvir no meu quarto. Era fenomenal todo aquele barulho em harmonia. A energia (Porch), o sentimento (Black), a mensagem (Garden), a melodia (Oceans), tudo com grandes guitarradas e uma voz do outro mundo.
Foi com este cd que tudo começou a fazer sentido. Obrigado Inês!

quarta-feira, novembro 17, 2004

Eu

Chamo-me Nuno Marques. Nasci a 15 de Dezembro de 1983 o que faz com que seja uma data importante para mim, mas não é uma data que me diga muito para além disso. Talvez por ter nascido no Inverno tenha ficado a gostar do frio, porém o mesmo não poderá dizer a Susana que nasceu no mesmo dia (dois anos antes) e tem frio por tudo e por nada. Não acredito naquelas ideias que as pessoas têm que o dia em que nascemos é marcado pela posição dos astros e tudo isso nos segue e influencia durante toda a vida, mas enfim, cada um acredita no que quiser.
Aqui vou falar daquilo em que acredito, mas também vou dizer que há coisas em que não acredito.